quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Final de Ano : Ótimo momento para iniciar seu processo de conscientização alimentar

"Começo depois das festas". esse lema aliado ao " Segunda eu começo" são frases recorrentes quando o tema é rever hábitos alimentares. Parece que nunca estamos prontos e postergamos a mudança sempre para um "amanhã". Quando observarmos essas afirmações sobre outro prisma , percebemos que esse processo está diretamente ligado a entendermos essa mudança como algo restritivo e de exclusão. Quando mudo minha dieta , coloco-me fora do mundo dos acontecimentos e penso que vou passar por um momento desafiador e difícil , portanto preciso me preparar e aproveitar tudo que tem de melhor , como se fosse a última vez. Pensar em mudar hábitos , especialmente alimentares , nesse período de festas e farturas gastronômicas parece não fazer sentido. Mas será mesmo que precisamos ser assim ? Será que para mudar hábitos que me levaram a um excesso de peso ou a praticar uma alimentação não tão saudável , tenho que ser radical? Ou tudo ou nada. Não acredito. Hábitos não são modificados atirando-os pela janela e colocando outros novos em folha no lugar. Hábitos são construídos no dia a dia , na repetição , nos erros e nos acertos. Sendo assim , todo dia é uma oportunidade de mudança ,em toda refeição há uma nova chance de incorporá-los a nossa rotina. E por que não nos atrever a mudar nessa época de encontros e comidas fartas ? É uma grande chance . Escolha apenas um ponto que deseja mudar ou um processo alimentar que deseja implantar e comece agora . Seja incluir mais frutas e legumes na sua alimentação , ou mastigar melhor os alimentos ou prestar atenção em suas vontades ou até tomar mais água . Essa descoberta é com você ! São os pequenos passos que constroem o novo caminho . Apenas não se acomode. Sua mente e seu corpo agradecem!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Edna ! Vamos compartilhar nossos trabalhos , parabéns pelo seu blog também, bem legal ! Bjs

      Excluir
  2. Realmente essa época é de muita fartura, tomar mais água é algo que temos que incorporar em nossa rotina e dependendo da loucura que estamos, passamos horas sem tomar um copo de água....e o mastigar melhor....reaprendendo sempre. Bjosss e parabéns! Si

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ! É isso mesmo , vá em frente e começe já . Para melhor o consumo da água pode saborizá-la com hortelã , fica uma delícia e refresca.

      Excluir
  3. Nossa! É verdade Valéria! A gente tende a ver a mudança de hábitos alimentares sob um ponto de vista muito negativo... "Vou aproveitar pra comer tudo q não é saudável nessas festas de fim de ano e deixar pra começar a dieta no ano q vem..." é o q normalmente pensamos. Mas vc tem toda razão, todo dia é uma oportunidade de mudança e os hábitos são construídos no dia a dia! Apesar de conservarmos nossa identidade, não há nada nesse mundo que traga em si tanta alteridade quanto o homem... aliás, o homem é definido pela própria alteridade. Portanto, como vc disse, não precisamos ser tão radicais, pois a questão não deve ser posta em termos de "ou tudo ou nada!" aaaah... suas palavras me contagiaram! Não vou me acomodar! Não mudarei meus hábitos alimentares a partir do ano q vem, nem tão pouco deixarei para amanhã...o amanhã é sempre amanhã... minha mente e corpo agradecem sim... valeu Valéria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom , a idéia é essa , tentar contagiá-los de alguma maneira a iniciar uma conscientização e mudança . Vá em frente .

      Excluir