segunda-feira, 13 de maio de 2013

Por que devemos escolher alimentos orgânicos ?



Olhe para seu prato , observe suas escolhas !

Quando pensamos em Orgânicos podemos associá-los simplesmente a alimentos que foram produzidos sem o uso de adubos sintéticos ou químicos . Entretanto o significado do termo orgânico vai além dessa simples substituição. O termo inicialmente proposto vem do conceito de tratar a propriedade rural como um “organismo” agrícola e sendo assim nenhuma agressão à saúde desse organismo pode ser justificada , nem mesmo que seja pela necessidade de produzir alimentos , o que já os coloca em termos de sustentabilidade como sendo uma escolha mais consciente.
Outro ponto importante é que alimentos orgânicos podem ser vistos como alimentos de qualidade pois são produzidos em solo com maior equilíbrio de nutrientes , não apresentam resíduos de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos ou na produção animal de hormônios e drogas veterinárias, tendo aqui mais um fator a seu favor.
Do ponto de vista nutricional , quando focamos os macronutrientes ( carboidratos , proteínas e gorduras) que nos fornecem energia e são sintetizados a partir da fotossíntese , por serem afetados diretamente pela luz solar não encontramos diferenças significativas. Entretanto quando miramos os micronutrientes como o teor de minerais , o teor de antioxidantes e fitoquímicos , que está diretamente ligado a qualidade do solo , temos no orgânico um valor nutricional superior quando comparado ao da agricultura convencional.
Aliados a esses benefícios , não podemos nos esquecer do prazer que obtemos através da alimentação. E aqui temos um ponto forte , os alimentos orgânicos são certamente mais saborosos. Basta sentir a impressão que as frutas e verduras orgânicas deixam no paladar. Ao saborea-los você consegue realmente sentir o gosto que o alimento tem e apreciá-lo integralmente.
Os orgânicos tem também melhor durabilidade, as perdas são bem menores quando comparados aos tradicionais. No sistema orgânico permite-se ampliar sensivelmente o tempo de vida de prateleira de hortigranjeiros.
Segundo a Dra Elaine de Azevedo , Ms.Ph.D pesquisadora dos alimentos Orgânicos ao consumir os orgânicos você ingere menos contaminantes sintéticos; contribui para a qualidade de vida dos agricultores que produzem alimentos no meio rural ; apoia um processo de transição ecológica e de proteção às futuras gerações , respeita o bem estar animal; ajuda a minimizar os impactos da agricultura convencional sobre o clima e sobre a poluição dos solos, das águas e do ar; apoia um sistema que preserva a biodiversidade do planeta, as sementes crioulas e as plantas nativas; faz da alimentação além de um ato biológico e de prazer, um ato político e ambiental.
São vários os argumentos a favor da escolha dos orgânicos para compor sua alimentação.

Na prática hoje nas grandes capitais , como São Paulo temos feiras exclusivas de produtos orgânicos a preços justos , e até grandes redes de supermercado estão realizando feiras periodicamente em suas lojas , o que já facilita sua aquisição e consumo. No interior e nas pequenas cidades cooperativas de agricultores ecológicos e produtores locais também são boas formas de aquisição, além é claro do incentive o consumo local e a valorizando dos frutos da sua região.

Priorize os produtos frescos e integrais e pouco processados. Planeje suas compras , dedique um tempo para isso , que não só sua saúde agradecerá , mas a do planeta .


Desenvolvi esse texto para o blog:http://blogcomciencia.com/2013/03/22/por-que-devemos-escolher-os-alimentos-organicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário